Os cuidados continuam

fev/2021

Em Janeiro/2021, completamos 10 meses de isolamento cumprindo os cuidados necessários para a prevenção da COVID-19, de acordo as orientações dos órgãos da saúde e governamentais.

Nesse período, nossas crianças e adolescentes deixaram de ir à escola, fizeram aulas conforme os cronogramas das respectivas unidades de ensino, contando com o acompanhamento da nossa pedagoga. Os passeios foram cancelados e as atividades lúdicas e recreativas ficaram restritas aos espaços do SAICA. Deixamos de receber as visitas, nossos queridos voluntários e até às famílias de alguns acolhidos, as quais passamos a acompanhar através de chamadas de vídeos e outros recursos.

Em relação à saúde de nossas crianças e adolescentes, primando pela prevenção e isolamento, somente as consultas médicas de urgência foram mantidas, sendo as demais reagendadas. Nossos acolhidos conheceram a terapia on-line e, de casa, mantiveram esse importante acompanhamento. Os cuidados foram incessantes. Foram oferecidos aos funcionários desde orientação escrita através de cartazes disponibilizados em diferentes espaços do SAICA, informações verbais sobre os cuidados necessários durante esse período, disponibilização de álcool em gel, máscaras, luvas descartáveis.

Nossa equipe de limpeza, com muito empenho e dedicação, garantiu a higienização diária de todo o SAICA, contribuindo de maneira fundamental para os protocolos de segurança necessários nesse momento. Continuamos realizando assembleias duas vezes por semana, contando com a participação de funcionários e acolhidos, o que garantiu o espaço para informação, orientação, expressão de sentimentos, reflexão, enfim, cuidamos também da saúde mental de todos no SAICA.

Com essas ações, tivemos um excelente resultado: em dezembro/2020 foram realizados novos testes, tão importantes e necessários para a garantia de um trabalho tranquilo e seguro e constatou-se que todos os funcionários estão bem e que não tivemos nenhum acolhido infectado! Com aumento do número de casos e internações, os cuidados devem permanecer! Assim, as visitas ao SAICA permanecem suspensas.

Continuamos seguindo as orientações das autoridades com o intuito de garantir o melhor cuidado a cada criança e adolescente.

Esperemos em breve poder recebê-los!

Por Djully Gallo