Janeiro Branco

mar/2024

Janeiro, destaca-se por ter sido escolhido como mês dedicado ao alerta da população sobre a importância dos cuidados em saúde mental. A campanha conhecida como Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, embora a nomenclatura não seja consenso, tem ganhado força a cada ano e ressalta a necessidade de pensarmos ações de promoção à saúde mental. Neste ano, a República Jovem decidiu trabalhar esse aspecto de maneira individual e coletiva com os jovens.

Ao longo do mês, foram abordadas questões que poderiam impactar a Saúde Mental dos moradores, além de terem sido relembrados aspectos de suas personalidades e potencialidades, visando fortalecer a autoestima, que por vezes, acabam sendo esquecidas ou fragilizadas.

Também durante o mês de janeiro, realizamos uma Assembleia com todos os jovens das duas Repúblicas, possibilitando a discussão sobre a rotina, organização e convivência dos jovens neste serviço.

O início do ano é um momento para reorganizar os planos que acabamos deixando pelo caminho e repensar nos desejos para o futuro.

Por: Mônica Vicente Gonzalez – Psicóloga