A dedicação e a educação vencem todas as barreiras

jun/2023

O jovem imigrou em 2019 para o Brasil através do Estado de Roraima, em busca de melhores condições de vida. Em 11/09/2019 chegou em nossa República Masculina Jovem Cidadão e a partir daí iniciou uma nova trajetória. Com o trabalho da equipe da Casa do Pequeno Cidadão, onde o objetivo é viabilizar os direitos constitucionais, o jovem foi orientado e encaminhado para educação, saúde, habitação e trabalho.

Inicialmente o jovem apresentou dificuldades com o nosso idioma, visto que sua língua nativa é o espanhol, mas sempre dedicado, comprometido, persistente e com o auxílio da equipe técnica foi em busca de cursos da língua portuguesa, inglês e excel para capacitá-lo e se inserir no mercado de trabalho.

Assim, vinculado e adaptado ao território, Steven iniciou atividades na rede de drogarias Drogasil, fortalecendo sua autonomia e independência financeira, e nos momentos livres, se dedica em auxiliar imigrantes com aulas de língua portuguesa.
LINHA DO TEMPO

E na data de 12/05/2023, após 2 anos e 8 meses, mudou-se para sua casa que alugou no território de Pirituba/SP. É com grande alegria que a Casa do Pequeno Cidadão – República Masculina Jovem Cidadão parabeniza o jovem Steven nessa nova etapa de sua vida e desejamos sucesso.

“… A experiência de começar a morar sozinho é um pouco desafiadora e libertadora pois tem a liberdade de tomar todas as decisões relacionadas ao seu espaço e estilo de vida, você pode definir suas próprias regras, criar uma rotina, também significa que você é responsável por todas as tarefas domésticas e despesas. No entanto, também pode haver desafios, momentos de solidão e contratempos, o importante é aprender a gerenciar o tempo, recursos e finanças de forma inteligente, isso vai me ensinar, desenvolver autonomia e responsabilidade…”
Steven Denyert Azuaje Rodrigues – 22 anos

Por: Ariane Castaldi (Assistente Social) e Thamyres Cruz (Psicóloga)