14 anos da Casa do Pequeno Cidadão

jan/2022

Por Djully

Em 5 de dezembro de 2021 tivemos a alegria e satisfação de comemorar o aniversário da nossa instituição!

São 14 anos de trabalho, aprendizados, desafios e vitórias, somente conseguidos por meio do apoio de doadores, colaboradores e voluntários que diariamente nos auxiliam a manter nossos serviços, garantindo o cumprimento de nossa missão: acolher e ofertar atividades de assistência social e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, visando a inclusão social, a conquista da autonomia e o exercício de sua cidadania.

O projeto da Casa do Pequeno Cidadão surgiu e tem inspiração no movimento pastoral da comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina, idealizado pelo Monsenhor Tarcísio e D. Constança, para dar atendimento a familiares e filhos recém-nascidos das mulheres privadas de liberdade do CDP II (Centro de Detenção Provisória) “Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros.

Por meio de campanhas e eventos beneficentes, em (05/12/) 2007 foi implantado o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA Casa do Pequeno Cidadão) de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses, dando apoio, orientação e suporte às suas famílias de origem e/ou substituta.

Desde sua inauguração, o SAICA Casa do Pequeno Cidadão já atendeu mais de 180 crianças e adolescentes, dos quais 64 retornaram ao convívio com a família de origem ou extensa e 90 foram encaminhados para família substituta (adoção).

Após uma década acompanhando estas crianças e adolescentes, percebeu-se a necessidade de espaços que recebam os jovens que ainda não possuem moradia e cujos vínculos familiares foram perdidos ou estão fragilizados. Visando contribuir para sua autonomia e continuar ofertando condições para o bom desenvolvimento destes indivíduos, em 2018 foi inaugurada a República Jovem Cidadão, que acolhe jovens do sexo masculino de 18 a 21 anos.

Em três anos de existência, treze jovens foram acolhidos, destes, cinco conquistaram a autonomia e foram morar sozinhos e 1 retornou ao convívio familiar.

E nossas ideias para novos projetos não pararam por aí!

Preocupada com a necessidade de serviços destinados às pessoas com deficiência, a Casa do Pequeno Cidadão Nossa Senhora Aparecida inaugurou em 05 de dezembro de 2021, o seu Núcleo de Apoio a Inclusão Social para Pessoas com Deficiência – NAISPD II e III VIDA CIDADÃ, que poderá atender até 60 pessoas diariamente.

Seguimos com fé, esperança e união para concretizar serviços que apoiam as pessoas que mais precisam, oferecendo-lhes condições e base para que possam desenvolver seu potencial, realizar seus sonhos e garantir uma vida mais digna e de qualidade.

Aproveitamos para agradecer a Deus e à Nossa Senhora Aparecida, pela proteção e milagres alcançados; a todos os doadores, que auxiliam nossos serviços (que não recebem verbas públicas para sua manutenção), aos voluntários, que doam seu precioso tempo complementando o trabalho oferecido pela entidade, a toda comunidade pelo apoio e parceria ao longo desses 14 anos, aos nossos valiosos  e leais funcionários pela dedicação e amor no desenvolvimento de suas funções, em tempos tão difíceis como o que temos vivenciado.

A todos (as) nossa profunda gratidão.