Este é um tema de extrema importância para toda sociedade, pois a promoção, garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes devem ser prioridade em todos os setores.
Nos últimos anos, especialmente entre 2020 e 2022 durante a pandemia de Covid-19, a proteção de crianças e adolescentes foi fragilizada pelo isolamento social, em especial o combate contra a violência sexual. Além disso, fatores como o aumento da pobreza e do desemprego também contribuÃram para o aumento da violência.
Diante de todos esses desafios, consideramos essencial fazer parte desta importante mobilização, realizando diversas atividades com nossos acolhidos, visando a prevenção e conscientização de todos sobre o tema.
A equipe de educadoras preparou o planejamento mensal utilizando dinâmicas, vÃdeos, histórias e músicas, além de livros especÃficos sobre o tema como “Pipo e Fifi” (da autora Caroline Arcari) e “Não me toca, seu boboca” (de Andrea Viviana Taubman), que usam uma linguagem lúdica direcionada para crianças pequenas.
Com os adolescentes, as atividades também são lúdicas, mas têm um aprofundamento maior, adequando a linguagem e oferecendo oportunidades de protagonismo juvenil, em que eles realizam pesquisas, rodas de conversa e produzem materiais como o lindo mural do nosso SAICA.
A Campanha Faça Bonito existe há 23 anos, visando fortalecer toda a Rede de Proteção no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A Casa do Pequeno Cidadão está há 15 anos trabalhando pela garantia de direitos de todos que passam por aqui e convidamos você a vir com a gente continuar Fazendo Bonito!
#18demaio – www.facabonito.org/18demaio
Por: Glaucia Reis e Rosanete Marinho